Fórmula 1

Sauber anuncia Esteban Gutierrez para o lugar de Perez em 2013

EstebanGutierrezA Sauber confirmou oficialmente esta sexta-feira que Esteban Gutierrez será seu piloto no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, substituindo o também mexicano Sergio Perez, que na próxima temporada representará a equipa McLaren.

EstebanGutierrezx420Uma contratação anunciada oficiosamente por Perez, que na véspera cometeu a inconfidência de avançar o nome do seu compatriota para a equipa que irá deixar no final deste ano. De resto, uma novidade de que já se falava há algum tempo no ‘paddock’ da F1, uma vez que Gutierrez partilha o mesmo patrocinador mexicano com o seu compatriota.

Gutierrez disputou as duas últimas temporadas do campeonato GP2, e fará a sua estreia no Grande Prémio da Austrália do próximo ano em Melbourne, faltando saber qual será o seu companheiro de equipa na Sauber. Uma vez que a diretora da formação suíça, Monisha Kaltenborn, se recusou a confirmar se irá reconduzir o japonês Kamui Kobayashi no outro monolugar.

“Esteban mostrou-se um jovem piloto muito talentoso quando correu na Fórmula BMW e na GP3. Detetamos isso, como fizemos anteriormente com Perez. A equipa acredita que Esteban tem o que precisa e ele pode mostrar o que vale desenvolvendo o carro do próximo ano”, comentou Kaltenborn.

Já o próprio Esteban Gutierrez, de apenas 21 anos, admite que a adaptação à F1 não será fácil, sendo cedo para dizer como tudo correrá: “Para ser honesto eu próprio não sei se estou pronto. Quando for piloto de Fórmula 1 no próximo logo vou perceber se estou pronto ou não, apesar de me sentir confortável na minha posição”.

O jovem mexicano promete apenas dar o seu melhor para não desiludir a Sauber e os patrocinadores. “Tenho usado o meu tempo junto da equipa para aprender a trabalhar com todos os seus elementos, e vou procurar melhor o meu conhecimento do carro, e não apenas a condução, pois isso é um fator determinante da F1”, acrescenta Gutierrez que deseja atingir alguma consistência que lhe faltou na sua passagem pela GP2.

Ao mesmo tempo que anunciou o jovem mexicano para a sua dupla de corrida em 2013, a Sauber confirmou também Robin Frijns como seu piloto de reserva no próximo ano. O holandês sagrou-se recentemente campeão da World Series by Renault, competição onde bateu o mais experiente Jules Bianchi.

 

Em destaque

Subir