Nas Notícias

Sangue: Dadores mais perto de conquistarem cobertura por seguro, afiança Hélder Trindade

doar sangueOs dadores de sangue poderão ter um seguro para cobrir “um percalço” que aconteça na sequência da dádiva. A garantia foi dada pelo presidente do Instituto Português do Sangue, Hélder Trindade, acrescentando que as negociações com as seguradoras aproximam-se do fim.

O seguro para os dadores do sangue, uma exigência antiga que ganhou força com as alterações nas taxas moderadoras, poderá ser uma realidade no próximo ano. A garantia foi dada pelo presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Hélder Trindade, ao Correio da Manhã.

O dirigente insistiu que “o dador tem o direito de ser ressarcido no caso de ter um percalço”, citando a hipótese de, dado o estado de fraqueza, sofrer uma queda e partir os dentes. A situação mais comum é, segundo Joaquim Alves, da Federação das Associações de Dadores de Sangue, o dador ficar condicionado para o trabalho no dia da dádiva devido a um hematoma no braço.

De acordo com Hélder Trindade, as negociações com as seguradoras têm decorrido de forma positiva, estando o acordo final cada vez mais perto de ser alcançado.

Em destaque

Subir