Apresentações/Novidades

Sandero Stepway um Dacia para ir a todo o lado

DaciaStepway1Destinada – no seio do grupo Renault Nissan – a produzir automóveis acessíveis na Roménia, a Dacia fez-se falar recentemente por colocar no mercado o modelo de todo-o-terreno mais barato à venda em Portugal. Agora surge com um SUV derivado do seu modelo utilitário que está ainda mais ao alcance de bolas menos abonadas; o Sandero Stepway.

Ao olhar para esta nova versão percebe-se desde logo as diferenças para a variante normal do Sandero. É que, para além de uma maior altura ao solo (mais quatro centímetros) e das jantes em liga leve de 16 polegadas, o Stepway possui proteções inferiores, nas embaladeiras e nas cavas das rodas e barras de tejadilho, que testemunham a sua vocação fora de estrada.

DaciaStepway2

Dizendo isto pode parecer algo exagerado dizer que se trata de um todo-o-terreno, que de facto não é, porquanto este Dacia apenas pretende ser uma versão que permite outras aventuras a um automóvel que mantém o seu cariz utilitário.

É verdade que no interior do Sandero Stepway encontramos alguns detalhes que nos permitem dizer que estamos dentro de um automóvel para o dia-a-dia, com materiais muito semelhantes aos que encontramos noutro Dacia qualquer.

Mas este conceito ‘low cost’ a que o Grupo Renault votou a marca romena não implica que estejam ausentes algumas das evoluções tecnológicas operadas no seio da empresa francesa.

DaciaStepway3

Isso é visível no design dos modelos mais recentes, incluindo este, e no que está no seu interior. Como atestam os sistemas Plug&Radio (com leitor MP3, Bloototh e entrada USB) e de navegação MediaNav, desenvolvido em conjunto com a coreana LG. Este não é dos mais sofisticados, mas pelo preço deste Dacia não se pode pedir mais.

Os plásticos no habitáculo são duros, mas a qualidade de construção está dentro de padrões minimamente aceitáveis, e denotam um forte empenho na eliminação de ruídos parasitas.

DaciaStepway4

As aplicações cromadas mostram também que o Stepway é algo mais do que o Sandero normal. Valor que também se confirma no desenho dos bancos, muito mais cuidado, e na bagageira, que é bem revestida.

Depois a versatilidade foi melhorada, quer pela modularidade, quer pelo espaço a bordo, pois com o rebatimento dos bancos traseiros (60/40) o volume de carga passa facilmente dos 320 para os 1200 litros.

DaciaStepway5

As ligações ao solo foram ligeiramente melhoradas, pois o propósito deste Dacia, como já foi referido, não é o de ser uma alternativa a um verdadeiro todo-o-terreno mas de dar polivalência a um modelo que é prioritariamente utilitário.

É neste contexto que encontramos uma mecânica em tudo idêntica à de outros Sandero, nomeadamente no que toca a motores, com a opção entre o 0,9 litros turbo a gasolina e o 1.5 dCi, ambos com 90 cv de potência. Dois blocos que partilha com o Renault Clio.

Desta forma se percebe como o Sandero 0.9 TCe Stepway surja no mercado a 12.300 euros. Ou seja por mais 2310 euros que o modelo normal.

Em destaque

Subir