Desporto

Ruud Van Nistelrooy diz “adeus”, adeptos do futebol dizem “obrigado” (vídeo)

ruud-van-nistlerooy_2Aos 35 anos, retira-se um dos melhores avançados do futebol moderno. Internacional holandês pendura as botas num ano em que ajuda o Málaga a chegar à Liga dos Campeões. Jogador fez o anúncio oficial no final da partida frente ao Sporting Gijón.

Já chega, Ruud Van Nistelrooy cansou-se de marcar golos aos 35 anos. O avançado holandês confirmou este domingo que acabara de disputar a sua última partida como jogador: “Este foi o meu último jogo, cheguei ao meu limite físico”, afirma o jogador do Málaga, que realça ainda o feito da equipa da Andaluzia.

Com a vitória deste domingo, frente ao Sporting Gijón, por 1-0, o Málaga qualifica-se para o Play-off da Liga dos Campeões da próxima época. Para Nistelrooy, é o adeus perfeito: “A despedida veio na melhor altura”, sublinha.

Embora sem precisar de apresentações, certo é que o holandês não foi titular indiscutível esta temporada no Málaga, numa altura em que os 35 anos já lhe pesam nas pernas. Assim, Nistelrooy opta por sair em grande do futebol europeu, após 20 anos ao mais alto nível.

Rutgerus Johannes Martinus Van Nistelrooy, nascido a 1 de julho de 1976, iniciou a aventura do futebol na Holanda, ao serviço do Den Bosch. Em 1998 transfere-se para o PSV, onde viria a conquistar dois campeonatos (1999/2000 e 2000/01) e duas supertaças da Holanda (1998/99 e 2000/01). Os seus golos despertam o interesse de Alex Ferguson, que o ‘rouba’ para Old Trafford, onde permanece cinco temporadas, as melhores da sua carreira, diga-se.

Ao serviço dos ‘red devils’, Nistelrooy conquista uma Premier League (2002/03), uma Taça de Inglaterra (2003/04), uma Taça da Liga (2005/06) e uma Supertaça (2003).

Os milhões de Florentino Pérez levam-no depois a rumar a Madrid, para um Real onde jogavam ainda Ronaldo, o brasileiro, Robinho, David Becham e Raúl, entre outros. Na capital espanhola conquista mais três títulos, duas Ligas de Espanha (2006/07 e 2007/08), e uma Supertaça (2008). No mercado de inverno da época 2009/10 transfere-se para os alemães do Hamburgo, onde não viria a ganhar qualquer competição. Uma época e meia depois, os milhões de Abdullah bin Nasser Al Thani, multi-milionário do Qatar, empresário que acabara de comprar o Málaga, fazem-no regressar a Espanha, desta vez para representar o clube da Andaluzia, onde jogou apenas uma temporada, a que termina agora e vê partir um dos melhores mestres da arte de marcar golos.

Como prémios individuais, Ruud Van Nistelrooy venceu o prémio de melhor marcador da Premier League, em 2002/03, ao marcar 26 golos pelo United. Nesse mesmo ano recebeu também a distinção de melhor jogador do campeonato inglês. Em 2006/07, ganha o prémio ‘Pichichi’ em Espanha, ao introduzir por 25 vezes a bola nas balizas dos adversários. Em 2003, fica ainda no segundo posto do prémio World Soccer, conquistado nesse ano pelo checo Pavel Nedved.

Veja aqui alguns dos melhores momentos da carreira de Van Nistelrooy no videosvirais.pt.

Em destaque

Subir