Motociclismo

Vídeo: Romano Fenati trava mota de adversário e é excluído

O Grande Prémio de San Marino de MotoGP não se fez falar apenas pela vitória de Andrea Dovizioso. Também a desclassificação de Romano Fenati esteve sob os holofotes mediáticos.

O italiano da Marinelli Snipers foi excluído da corrida de Moto2 por ter agarrado os travões da moto de Stefano Manzi. Isto significa que Fenati será banido da próxima corrida, dentro de duas semanas em Aragon, bem como a primeira visita do campeonato à Tailândia, no começo do próximo mês de outubro.

No comunicado dos comissários desportivos presentes a decisão de excluir Romano Fenati se baseia na “condução irresponsável” do transalpino, depois de se ter colocado ao lado de Stefano Manzi e ter apertado a patilha de travões do guiador do seu adversário na reta que antecede a curva 8 do Circuito de Misano, quando lutava pela 17ª posição.

“Foi entendido que Fenati tentou deliberadamente colocar em perigo outro piloto, ao interferir com a sua moto em pista”, lê-se também no comunicado dos comissários, que citam o artigo 1.21.2 do regulamento do Campeonato do Mundo de Velocidade que refere explicitamente que “os pilotos devem ter uma condução responsável para com os seus adversários, quer na pista quer na linha de boxes”. Pelo que a atitude de Romano Fenati “é uma infração ao regulamento Campeonato do Mundo. E é considerado uma ofensa grave”.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=8G39X8KUD1KN

Mas Manzi também foi penalizado “depois de ter sido considerado que guiou de forma irresponsável” durante a sua luta com Fenati, ao julgar mal a sua ultrapassagem ao seu adversário na curva 14, de que resultou a perda de posições a ambos os pilotos. O piloto da Foward Racing, que acabou por se despistar pouco depois do incidente com Fenati, perderá seis lugares na grelha de partida para o Grande Prémio de Aragon.

Em destaque

Subir