Cultura

Rock in Rio-Lisboa 2014: Tudo o que precisa de saber sobre a Cidade do Rock

rock in rio 1 A organização do maior evento de música e entretenimento do mundo apresentou hoje a Cidade do Rock pronta e as infraestruturas que dela fazem parte nesta edição. Em vésperas do início da festa, o público pode ficar a conhecer os espaços que vai poder encontrar a partir de domingo, nesta edição do Rock in Rio-Lisboa 2014.

O espaço único do Parque da Bela Vista, em Lisboa, com 200 mil metros quadrados volta a ser o local escolhido para receber o mais espetacular parque temático da música nos dias 25, 29, 30, 31 de maio e 1 de junho.

Para além da música, a organização do Rock in Rio-Lisboa 2014 preocupa-se em oferecer um espaço confortável e de qualidade durante os cinco dias do evento. Com abertura às 16h00 e encerramento às 04h00 da manhã, a Cidade do Rock garante 12 horas de festa.

O Rock in Rio-Lisboa vai apresentar cerca de 100 artistas, entre bandas, DJs, bailarinos e artistas de rua. Os bilhetes custam 61 euros, exceto para o dia 29 de maio a 69 euros, e dão direito a utilizar todas as diversões e assistir aos espetáculos. O público terá apenas de pagar pela alimentação, bebidas e as compras que queira fazer nas lojas oficiais ou numa das 20 lojas presentes na Rock Street.

Visão Geral da Cidade do Rock

Palco Mundo: O primeiro concerto do Palco Mundo começa todos os dias às 19h00, exceto no dia 1 de junho, em que a portuguesa Kika sobe ao palco às 17h30. A última atuação da noite termina às 01h30.

Palco Vodafone: É a grande novidade da edição de 2014 do Rock in Rio-Lisboa, um palco com música nova, relevante e alinhada com as tendências. As atuações começam às 16h45 e terminam às 20h45.

Eletrónica:
– o primeiro DJ sobe à cabine às 22h00 e a última atuação termina às 4h00
– nova estrutura: 40 metros de diâmetro com uma cenografia futurista, inspirada na forma de uma aranha robótica em que pilares de 11 metros de altura simulam a forma de patas gigantes.

Rock Street:
– as animações começam às 16h20 e terminam às 23h00.
– rua cenográfica inspirada na Grã-Bertanha e Irlanda, onde o público vai poder viajar pelo exótico bairro londrino Camden Town e pelo irlandês Grafton Street, com artistas de rua também imersos nesta temática.
– palco EDP Rock Street: cerca de 13 metros de largura e 3,5 metros de altura.
– 20 Lojas em fibra de vidro

Street Dance:
O espaço cenográfico é inspirado em Nova Iorque e pretende levar os diversos estilos de dança urbana à Cidade do Rock, como Breakdancing, Hip-Hop e Funk Dance.

Descrição:
– palco funciona das 16h15 às 22h00.
– Crews profissionais: Jukebox Project (que será a crew residente), Jazzy Crew, Enigmatic Crew, All About/Thuggaz Troupe, Next Crew, Momentum Crew e o embaixador deste ano, Cifrão.
– Haverá dois grafitters portugueses, João Completo e Ivo Carvalho, que vão pintar um mural diferente todos os dias, ao mesmo tempo que decorrem as atuações das crews.
Roda Gigante: Prometendo diversão e alegria a todos os que visitam a Cidade do Rock, a Roda Gigante tem 27 metros de diâmetro e 30 cabines. Pode transportar 120 pessoas em cada viagem. Está aberta ao público das 16h00 às 02h00.
Slide Heineken: Para os que adoram emoções fortes, o Slide Heineken voltará a permitir atravessar a frente do Palco Mundo, das 16h00 às 02h00.
– Composto por 2 torres, com 14 metros de altura e outra com 6,5 metros, que estão a cerca de 150 metros de distância e possuem dois cabos paralelos.

Village: é um espaço de restauração.

Área VIP: é um espaço exclusivo destinado a todos os portadores de bilhete para esta área. É possível comprar bilhetes para a Área VIP do Rock in Rio-Lisboa. O valor do bilhete dá acesso a estacionamento gratuito, serviço de transfer para a Cidade do Rock, alimentação e bebidas e uma vista privilegiada para a Cidade do Rock.

Descrição:
– Aberta das 17h00 até ao final do último concerto do Palco Mundo
6 bares, serviço de catering, varanda de 250m2 e casas de banho premium.
– Uma novidade deste ano será o lounge no piso 1, a partir do qual, através do chão em vidro, se pode ver o jardim existente no piso 0.
– No piso 0, haverá um bar de Champagne e um bar de Gin e, no piso 1, estarão disponíveis um bar de vinhos, três bares genéricos e serviço de catering. As casas de banho premium ficam no piso -1.

Sala de Imprensa
– Espaço dedicado em exclusivo aos cerca de 700 jornalistas acreditados. Todas ferramentas disponíveis, desde Internet a fotocopiadora e fax, entre outros. Aceda à Sala de Imprensa Virtual.

Será ainda através da Up News que o Rock in Rio-Lisboa vai fazer a distribuição de conteúdos digitais sobre o evento, nomeadamente vídeos de cada dia, para os utilizadores previamente registados.

– A Rock in Rio TV, plataforma de comunicação de produção e gestão de conteúdos audiovisuais operada pela ETIC, vai transmitir para os ecrãs gigantes tal como aconteceu na edição anterior.

– Facebook e Instagram – Pela primeira vez na história do evento, a organização do Rock in Rio-Lisboa estabeleceu uma parceria com o Facebook e o Instagram. Nos cinco dias de evento, tudo o que se passa dentro do recinto vai estar em destaque e todos os visitantes da Cidade do Rock vão poder partilhar tudo usando a hashtag #rockinriolisboa.

Segurança
– 700 membros de forças de intervenção estarão no recinto todos os dias: Polícia de Segurança Pública, Prosegur – empresa privada de segurança – Proteção Civil, Emerg, Amovida, Bombeiros, entre outras.
– Serviço de bengaleiro: junto à rotunda da Bela Vista. Este ano, o serviço de bengaleiro não terá qualquer custo.
Emergência médica no recinto (Emerg e Amovida): 1 Centro Médico; 1 Posto de Saúde; 6 equipas móveis; 4 ambulâncias;

Higiene
180 elementos responsáveis pela limpeza permanente do terreno e 140 funcionários para garantir a limpeza dos espaços interiores do recinto
– 300 casas de banho, seis delas equipadas para receber pessoas com mobilidade reduzida

Equipa
– 8 mil pessoas credenciadas, entre produção, fornecedores, comunicação social, artistas e respetivas equipas, patrocinadores, e 450 voluntários.

Mobilidade Condicionada
– sanitários, sala de imprensa e outras infra-estruturas equipadas com rampas de acesso
– duas plataformas com vista privilegiada para o Palco Mundo e para o Palco Vodafone – com 100 m2 e 25 m2, respetivamente – onde as pessoas que se deslocam em cadeira de rodas podem assistir aos espetáculos com um acompanhante.

10 anos de Projeto Social “Por um Mundo Melhor”

Em dez anos de evento, o Rock in Rio-Lisboa já doou, em conjunto com os seus parceiros, mais de 2,8 milhões de euros para causas sociais, tendo instalado 760 painéis fotovoltaicos em escolas, que geram rendimento permanente para a SIC Esperança apoiar projetos sociais e ambientais, e tendo desenvolvido um projeto de reflorestação de área ardida em Portugal que inclui a plantação, até 2016, de cerca de 118 mil árvores, entre outros projetos.

Em 2014, o Rock in Rio-Lisboa tornou-se no único evento em Portugal com certificação de Sustentabilidade, sendo um dos primeiros eventos do mundo a ter o certificado de conformidade com a norma internacional ISO 20121 – Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade de Eventos.

Esta certificação é um reconhecimento do poder realizador da marca Rock in Rio, que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor.

Nesta edição, a organização do maior evento de música e entretenimento do mundo vai dar continuidade a projetos e compromissos assumidos anteriormente, como a doação de sobras alimentares e a entrega de certificados Carbono Zero aos artistas que participem no evento.

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando já com treze edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha que reuniram mais de 7 milhões de pessoas.

Utilizando a música como linguagem universal que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas.

Um dos seus pilares é o Projeto Social, que em Portugal tem como parceira a SIC Esperança. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o Projeto POR UM MUNDO MELHOR nasceu para, através da música, chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para que ajudem a melhorar as condições sociais através das mais simples atitudes quotidianas.

A partir da edição portuguesa de 2006 a organização considerou que as questões ambientais eram urgentes e promoveu diversas ações sobre as Alterações Climáticas e a Sustentabilidade.

Ao longo dos últimos 12 anos, o Rock in Rio gerou mais de 17 milhões euros para diversas ações sócio-ambientais.

Em destaque

Subir