Desporto

Ricardo Carvalho: UEFA pode afastar jogador da Liga dos Campeões

Central Ricardo Carvalho poderá ficar afastado da Champions. Professor de direito desportivo, José Manuel Meirim, sustenta a sua teoria nos regulamentos disciplinares da UEFA e da Federação Portuguesa de Futebol.

O defesa-central sentiu que seria suplente, abandonou o estágio, renunciou à seleção nacional e pode agora ter de cumprir um castigo que o afastará da Liga dos Campeões, prova que disputa ao serviço do Real Madrid.

Para José Manuel Meirim, o abandono do estágio pode dar origem a um processo disciplinar. Se, no final desse processo, ficar provada uma infração, Ricardo Carvalho “incorre numa pena de um a três meses de suspensão”, no âmbito interno.

Caso seja provada a infração e se do processo disciplinar decorrer um castigo, a Federação poderá solicitar à UEFA para que esta suspensão tenha outros efeitos que estão fora do âmbito federativo.

Por outro lado, a UEFA dispõe de um regulamento, “capaz de gerar um processo próprio”. Este procedimento disciplinar, no entendimento do professor de direito desportivo, poderá levar a “uma sanção que se estende a todas as competições que organiza”, entre as quais a Liga dos Campeões.

Depois, restará saber qual a posição do Real Madrid perante um hipotético castigo ao seu defesa-central. Ricardo Carvalho irá conceder uma entrevista à RTP, onde explicará os motivos que o levaram a abandonar o estágio da seleção.

Em destaque

Subir