Desporto

Portugal goleia Chipre por quatro bolas a zero com Ronaldo no seu melhor

Cristiano Ronaldo marcou doisResultado não espelha o pouco que a equipa lusa fez durante praticamente toda a partida. Numa partida lenta, jogada na primeira mudança, salvou-se Cristiano Ronaldo e pouco mais. Dois golos e uma assistência do melhor da noite.

Na baliza, Rui Patrício foi o escolhido relegando Eduardo para o banco. Depois de toda a confusão gerada com a saída de Ricardo Carvalho, Pepe e Bruno Alves foram os centrais flanqueados por João Pereira e Fábio Coentrão. Raul Meireles à frente da defesa com Rúben Micael e João Moutinho no apoio ao trio Ronaldo, Postiga e Nani.

No primeiro tempo o jogo foi completamente controlado pela equipa lusa. Contudo, as subidas de Coentrão e João Pereira e as constantes trocas na frente do terreno pareciam não afetar a frieza dos defesas cipriotas.

Foi preciso, claro está, uma bola parada para desprender e soltar Portugal. Penálti convertido por Cristiano Ronaldo aos 35 minutos. Num cruzamento de Nani, o jogador do Real Madrid assiste Moutinho que remata dentro de área contra o braço de Dobrasinovic. O jogador cipriota viu o segundo amarelo e deixou o Chipre a jogar com 10. Ronaldo bateu forte sem hipóteses para Georgallides. Portugal ia para o descanso na frente e com uma parte inteira de jogo contra menos um da formação do Chipre.

No entanto, esse elemento a menos da seleção contrária não se fez notar. Pelo contrário, Portugal parecia esquecido que jogava contra menos um. Se por um lado a bola era quase sempre dos homens de vermelho, por outro quase todos pareciam sem vontade de a fazer chegar à baliza contrária. Com Hélder Postiga perdido entre a defesa cipriota e Nani a insistir demasiadas vezes na jogada individual, foi Cristiano Ronaldo a desatar o nó mais uma vez, o melhor do mundo para muitos, o segundo melhor para os adeptos do Chipre que entoavam o nome de Messi nas bancadas.

Aos 83, tira dois adversários do caminho e remata forte com o pé esquerdo, estava feito o segundo para Portugal. Apenas um minuto depois, CR7 ultrapassa em velocidade Christou e oferece de bandeja o terceiro a Hugo Almeida, entrado para o lugar de Postiga aos 76 minutos.

Passaram apenas mais oito para Moutinho assistir Danny que, com classe, fez o quarto para a seleção portuguesa.

Foi preciso esperar 80 minutos para ver realmente o melhor Portugal a conseguir marcar três golos em 10 minutos, algo que parecia impossível para que viu o resto da partida.

A equipa de Paulo Bento mantém assim a liderança do grupo H da qualificação para o Campeonato Europeu de 2012.

Em destaque

Subir