Nas Notícias

Revista de bordo da United Airlines recomenda três dias perfeitos em Lisboa

revista_united_1A capital portuguesa é o tema de capa da edição de maio da Hemispheres, revista de bordo da companhia aérea United Airlines que, num artigo de 12 páginas, sugere aos seus leitores ‘Três dias perfeitos em Lisboa’.

Explorar a zona histórica, com uma visita obrigatória a Belém e ao Mosteiro dos Jerónimos, render-se às nostálgicas melodias do Fado, e ‘perder-se’ nas compras nesta cosmopolita cidade europeia são, segundo o jornalista Chris Wright, autor do texto, as três atividades a fazer durante estes dias na capital portuguesa.

‘Lisboa foi quase totalmente destruída no século XVIII, apenas para se elevar novamente e posicionar-se como uma das cidades mais sedutoras da Europa, plena de beleza, graça e melancolia’. Assim começa o texto, ilustrado por sugestivas fotografias da autoria de Pedro Guimarães, que prossegue com uma breve descrição do fenómeno natural que, em 1755, devastou a capital portuguesa e com uma introdução ao estilo de vida da cidade e dos seus habitantes.

Como sugestão de alojamento, o autor recomenda o hotel Ritz Four Seasons, o local ideal para começar esta visita e admirar os exemplares lisboetas da arquitetura ditatorial, característica do Estado Novo, as ‘exuberantes’ avenidas, os bairros típicos que se estendem pelas sete colinas e, à distância, o rio Tejo, que contribuiu indiscutivelmente para o antigo estatuto de Portugal enquanto potência mundial.

Uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos e a Belém, com uma paragem prolongada para saborear os famosos Pastéis, sem perder, no lado oposto da cidade, a Sé Catedral e uma refeição na Bica do Sapato, completam o programa destinado ao primeiro dia em Lisboa.

A visita prossegue com um passeio pelo Bairro Alto, Chiado, Rossio e Avenida da Liberdade onde, para quem gosta de estar no ‘centro da ação’, Chris Wright recomenda uma estada no hotel Altis Avenida. Imperdível, também, é o restaurante Eleven, seguido de uma noite de fados no Sr. Vinho, o local ideal para sentir e tentar perceber a doce melancolia lisboeta.

Já o terceiro dia deve ser reservado para conhecer a face mais trendy desta capital europeia, em locais como o Lx Factory, os renovados Terreiro do Paço e Cais do Sodré e, claro, o Príncipe Real.

Ao terminar a visita, e o texto, Chris Wright conclui que dificilmente existirá uma cidade tão nostálgica como Lisboa e que não existe melhor tradução para a forma de ser e de estar dos lisboetas, do que o próprio Fado.

A revista Hemispheres tem uma tiragem mensal de 645 mil exemplares e está também disponível em versão online.

Eis a capa:
revista_united_1_big

Em destaque

Subir