Desporto

Retiraram uma medalha de ouro a Usain Bolt por causa de um colega

O jamaicano Usain Bolt ficou sem uma das suas nove medalhas olímpicas, após Nesta Carter, um dos seus companheiros de equipa na corrida de estafetas, ter testado positivo para uma substância proibida nos Jogos Olímpicos de 2008.

Carter, o sexto corredor mais rápido de todos os tempos, foi o atleta jamaicano a partir na final olímpica de Pequim, quando a Jamaica conseguiu um recorde mundial de 37,10 segundos, ajudando Bolt a conquistar um triplete de medalhas de ouro.

Depois de surgirem notícias que davam conta que Carter estava em uma lista de 31 atletas que não conseguiram um contra-teste de suas amostras de doping positivas, o jamaicano não concorreu no Rio e tem lutado para limpar seu nome, mas o Comité Olímpico Internacional confirmou na quarta-feira que a sua amostra havia testado positivo para a substância proibida metilhexaneamina.

Os quatro membros da equipa de estafetas jamaicana – que também incluía Michael Frater e Asafa Powell – já foram privados das suas medalhas, arruinando os Jogos Olímpicos perfeitos de Bolt com vitórias nos 100 metros, 200 metros e estafetas.

No verão passado, Usain Bolt afirmou que não teria problema em devolver uma medalha, caso se confirmasse a existência de um atleta dopado na sua equipa.

“É doloroso porque ao longo dos anos eu trabalhei duro para acumular medalhas de ouro e lutei para ser um campeão, mas infelizmente estas coisas acontecem. Quando estiver confirmado, eu não vou hesitar em devolver minha medalha de ouro. Não é um problema para mim”.

Veja o vídeo da corrida em questão nos Jogos Olímpicos de Pequim:

Em destaque

Subir