Mundo

Rendição da menina de 4 anos, perante a câmara, foi em 2012, na fronteira síria

siria cirança rendicao arma 001 A foto da menina de 4 anos que se assustou com uma câmera fotográfica, rendendo-se ao pensar que era uma arma, já tem quase três anos. A imagem do momento é, afinal, mais antiga do que tem sido descrito. Foi registada na fronteira entre a Síria e a Turquia.

Desde o fim de semana que uma fotografia tem estado em destaque nas redes sociais: na imagem, uma menina de 4 anos rende-se perante a ‘arma’ empunhada pela fotojornalista Nadia Abu Shaban.

A ingenuidade e inocência da criança, aliadas às más notícias que constantemente saem sobre a Síria (ora sobre a guerra civil para depor o Presidente Assad, ora sobre o avanço do Estado Islâmico), ajudaram a ‘criar’ a fama da fotografia.

O problema é que a imagem não é tão recente como se supõe…

Na verdade, foi em 2012 que a fotojornalista registou a foto que está, agora, a tornar-se viral.

Na altura, Nadia Abu Shaban esteve em reportagem num campo de refugiados, ainda em território sírio, mas já junto ao território turco.

Foi nessa zona de fronteira, tantas vezes silenciada pelo barulho das bombas, que a menina de 4 anos olhou para a câmera fotográfica e pensou tratar-se de uma arma, manifestando a rendição.

A imagem foi recuperada neste fim de semana pela fotojornalista e destacada pelo jornal turco Gaziantep Haberler.

Tornou-se viral nas redes sociais, recolhendo mais de dois milhões de gostos.

siria cirança rendicao arma 002

Em destaque

Subir