Economia

Remessas de dinheiro dos emigrantes aumentam 9,6 por cento, revela BdP

euros 2eurosAumentaram 9,6 por cento as remessas de dinheiro enviadas pelos emigrantes, em 2013, atingindo pela primeira vez a fasquia dos 3000 milhões de euros, adianta o Banco de Portugal (BdP), no seu Boletim Estatístico. Também o dinheiro enviado pelos imigrantes aumentou.

Os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo enviaram mais dinheiro para Portugal, segundo o Boletim Estatístico do Banco de Portugal. Em 2013, o valor subiu 9,6 por cento, comparativamente com o ano anterior, superando a fasquia dos 3000 milhões de euros, o que acontece pela primeira vez.

E são os emigrantes portugueses em França que enviam mais dinheiro para Portugal, representando quase um terço do total. Os emigrantes lusos naquele país enviaram 894 milhões de euros, no ano de 2013. Esse valor representa um crescimento de 5,7 pontos percentuais, em comparação com 2012.

Seguem-se os emigrantes portugueses que trabalham na suíça (738 milhões). Apesar de o valor ser menor do que os emigrantes em França, o crescimento dos trabalhadores lusos na Suíça é maior: 5,8 por cento.

Mas se há mais dinheiro a entrar em Portugal, por via do trabalho português no estrangeiro, também se verifica o mesmo fenómeno no caso dos imigrantes que exercem em solo luso.

De acordo com aquele boletim do BdP, foram transferidos por imigrantes em Portugal mais 556 milhões de euros, no ano passado, em igual comparação com 2012. este aumento representa uma subida de cinco pontos percentuais.

Em destaque

Subir