Tecnologia

Redes Sociais cada vez importantes em 2012; Facebook ultrapassará um bilião

facebook_criancaAo contrário do que muitos defendem, 2012 poderá ser um ano em que as redes sociais ganharão cada vez mais importância na nossa vida. Em cada sete minutos passados na Internet, um é usado no Facebook.

Se existem ainda dúvidas que o mundo está nas redes sociais, um estudo recente vem tirá-las por completo. Para 2012, está prevista uma subida cada vez mais acentuada da utilização das redes sociais, quer por parte de pessoas quer por parte das empresas.

Uma investigação recente revela que, em cada cinco minutos gastos na Internet, um deles é passado nas redes sociais. Em quatro gastos em plataformas sociais, três são no Facebook, mas não é só. Twitter, Linkedin e Google+ fazem igualmente parte do topo da lista.

Para 2012, a maior rede social do mundo, o Facebook, deverá ultrapassar os mil milhões de utilizadores. Recorde-se que os últimos dados oficiais falam em 800 milhões.

A rede social criada por Mark Zuckerberg em 2003 só não reina em sete países. Nalguns deles, a razão é simples, a rede é proibida, como é o caso da China. Polónia, Japão, Brasil, Rússia, Coreia do Sul e Vietname são os outros onde o Facebook ainda não lidera. Em 2012 o caso deverá ao que tudo indica mudar de figura.

Também o Twitter continua a ficar cada vez mais parte integrante da vida de milhões de pessoas. Na utilização deste tipo de plataformas, um em cada 10 utilizadores tem conta na rede social dos 140 caracteres.

Para ter uma ideia do poder destas redes, e o do seu crescimento, o Twitter cresceu quase 60 por cento em 2011, em comparação com o ano anterior. A crise parece de facto não chegar para este tipo de negócios.

Outros dados do mesmo estudo revelam informações sobre as faixas etárias. Em 2011, o crescimento na utilização de redes sociais de pessoas com idade igual ou superior a 55 anos foi de 10 por cento. Contudo, quem continua a gastar mais tempo nestes sites são os jovens, com idades entre os 15 e os 24 anos.

Se Facebook, Twitter e Linkein são já redes bem implementadas e que albergam milhões e milhões de utilizadores, em 2012 deverá surgir mais um concorrente à altura. A Google+ continua a ganhar terreno já tendo ultrapassado os 62 milhões de utilizadores, em apenas alguns meses. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir