Desporto

O recordista de Alvalade que nunca foi campeão

Rui Patrício deixa o Sporting ao fim de 12 anos na equipa sénior sem nunca ter conquistado um título de campeão nacional, apesar de ser o jogador do clube com mais partidas realizadas.

O guarda-redes natural de Marrazes, em Leiria, chegou a Alvalade em 2001, com 11 anos, e fez toda a formação na savana do leão.

Com 18 anos, estreou-se pela equipa sénior no famoso jogo em casa do Marítimo, defendendo um penálti e segurando o triunfo verde e branco pela margem mínima.

Foi há 12 anos. Uma dúzia de temporadas em Alvalade e nunca Rui Patrício, campeão europeu por Portugal, se sagrou campeão nacional.

Um registo que se torna ainda mais estranho porque nenhum outro jogador do Sporting jogou tantas vezes.

Rui Patrício disputou 46o jogos oficiais de leão ao peito, superando por sete partidas o recorde que pertencia a Hilário, outro histórico de Alvalade.

Ainda de acordo com os dados do Transfermarkt, 326 dos 460 encontros do guarda-redes pelos leões foram para o campeonato.

O capitão deixa o Sporting com duas Taças de Portugal (2007/08 e 2014/15), duas Supertaças Cândido de Oliveira (2007/08 e 14/15) e uma Taça de Liga (2017/18), mas sem nunca ter saboreado a conquista da Liga.

Em destaque

Subir