Economia

Tem 650 euros? Pode comprar o CH no eBay

charlie hebdo 1178As cinco milhões de edições do Charlie Hebdo não chegaram para as encomendas. Quem quiser mesmo comprar o número 1178 do jornal satírico pode ir ao eBay, mas convém que não sofra do coração: o mais recente leilão terminou com a licitação de 650 euros.

Quem diria que o terrorismo pode ser a rampa para o empreendedorismo? Face à publicidade grátis feita ao Charlie Hebdo, na sequência do atentado cometido por extremistas islâmicos, há quem tente vender ‘na candonga’ a famosa ‘edição dos sobreviventes’.

Um dos exemplares em inglês do número 1178 do jornal satírico francês foi colocado à venda, em leilão, no conhecido site eBay. A guerra de licitações foi um verdadeiro atentado contra as carteiras do cidadão comum: o vencedor pagou 511 libras, cerca de 658 euros!

Antes do atentado da semana passada, o Charlie Hebdo tinha uma tiragem média de 60 mil exemplares, atingido vendas médias a rondar os 45 mil exemplares. A ‘edição dos sobreviventes’, a primeira a sair depois da morte de 12 pessoas no ataque às instalações do jornal, teve uma tiragem de cinco milhões: e não chegou.

Em França, desde a morte do general De Gaulle, em 1970, que não havia tiragens tão grandes dos jornais que deram origem ao Charlie Hebdo.

De acordo com os compradores ouvidos pelo Euronews, o Charlie Hebdo tornou-se num “símbolo da liberdade de expressão” e comprar este jornal passou a ser “um ato cívico”.

Em destaque

Subir