Nas Notícias

Quem quer conhecer os bastidores do Teatro Nacional São João?

TNSJ Susana NevesTNSJDepois do restauro da fachada e da devolução do edifício do Teatro Nacional São João (TNSJ) à cidade do Porto, chegou a vez de o Teatro revelar o seu interior, apostando no reforço das visitas guiadas e na captação de público estrangeiro.

Agora é possível conhecer em pormenor todos os detalhes do edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva.

Na atividade que junta Teatro, Arquitetura e História, as visitas são conduzidas por especialistas destas áreas, que dão a conhecer as diferentes etapas do monumento nacional.

Esta é também uma excelente oportunidade para ter acesso à sala de espetáculos, por onde já passaram os maiores vultos do teatro nacional, e aos bastidores: sala de ensaios, camarins dos atores e zonas técnicas.

Realizadas em português e com tradução em inglês, francês e espanhol, as visitas para o público em geral, com a duração de 50 minutos, decorrem de terça a sábado e para grupos escolares de segunda a sexta.

As entradas (sem necessidade de marcação prévia) para a atividade têm o custo de cinco euros por pessoa, sendo gratuita para crianças até aos 10 anos e grupos escolares.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória.

Nos últimos três anos, o TNSJ alcançou um crescimento de público na ordem dos sete por cento, sendo que em 2013 fechou o ano com mais de 80 mil espectadores, integrando na sua programação global cerca de 60 espetáculos.

O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu.

Foto: Susana Neves

Em destaque

Subir