A ideia do Governo segundo a qual Portugal tem muitos funcionários públicos é desmentida pelos dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). A administração pública nacional está abaixo da média dos países daquela organização.
Quem disse que Portugal tem muitos funcionários públicos e uma administração pública muito pesada? A ideia tem sido repetida por sucessivos Governos, mas a verdade é que os dados da OCDE mostram uma realidade muito diferente.
E segundo aquela organização, Portugal tem menos funcionários públicos do que a média dos 21 países da OCDE. Os números foram divulgados pelo jornal de economia Dinheiro Vivo, que revela que os funcionários públicos representam 11,1 por cento da população portuguesa. A média da OCDE atinge os 15 por cento (de acordo com os dados mais recentes que são conhecidos, relativos a 2011.
Já no que diz respeito à despesa com os funcionários públicos, o Estado português gastou, em 2012, cerca de 11 mil milhões de euros em salários, com os cerca de 583 mil funcionários que fazem parte da administração pública.