Cultura

Quebra-Nozes: Bailado romântico com google doodle no 120.º aniversário

doodle quebra nozesQuebra-Nozes, um dos três bailados que Tchaikovsky compôs, merece um google doodle, no dia em que se assinala o 120.º aniversário da obra. Hoje, o doodle conta de novo a história de um sonho tornado realidade, de um príncipe quebra-nozes e de uma menina apaixonada.

Não é comum um google doodle homenagear obras, mas Quebra-Nozes, bailado de Tchaikovsky que assinala hoje o 120.º aniversário, merece essa recordação na página principal do motor de busca, que traz ao presente um bailado da magia e do fantástico.

Quebra Nozes narra uma história típica do Romantismo, em que aventuras são contadas através da fantasia: um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas com pernas e cabeça de tamanho desmesurados, é o centro da história.

Clara, protagonista do bailado, sentiu-se atraída pela aparência do quebra-nozes, de tal forma que pediu ao padrinho que o oferecesse como prenda de Natal. Herr Dosslmeyer, fabricante de relógios, acedeu ao pedido.

Clara experimenta o seu adorado quebra-nozes e verifica que ele quebra mantendo sempre o sorriso, sempre com enorme eficácia. Fritzs, o irmão de Clara, também quis experimentar este quebra-nozes, mas fá-lo de forma grosseira, escolhendo sempre as nozes maiores. E esse facto leva que o quebra-nozes ficasse… quebrado.

A menina fica triste e o seu pai, juiz, determina que o objeto fosse propriedade exclusiva de Clara, ‘sentenciando’ Fritz a usar apenas com os seus brinquedos.

Clara pega no quebra-nozes e afaga-o, com carinho, apanhando o braço partido do chão. Ambos acabam a dormir… A menina sonha que o seu quebra-nozes já não está no local onde o escondera. Além que o espaço onde vivia desaparecera, sendo que no local estavam agora árvores gigantescas.

Mas nos sonhos de Clara o quebra-nozes é um soldado, de carne e osso, que tem às suas ordens um pelotão de outros soldados. A batalha entre as ratazanas e os soldados é vencida por estes, com os derrotados a fugir.

O bosque é transformado numa estufa de inverno, sendo que o quebra-nozes de Clara é transformado num príncipe, que leva a menina a um reino imaginário. O cenário é de magia, mas Clara acorda e percebe que vivera num sonho.

A protagonista fica triste e vai despedir-se do padrinho – que fora a casa da afilhada com o seu sobrinho… E Clara percebe que o sobrinho, na verdade, é o príncipe Quebra-Nozes… O bailado de Tchaikovsky é hoje lembrado com um doodle, que a Google dedica a personalidades, factos históricos e a peças de arte escondidas no pó do esquecimento.

Em destaque

Subir