Nas Notícias

Quase 2000 habitações ainda sem energia elétrica

A EDP ainda não resolveu todos os problemas provocados pelo mau tempo de sábado. Esta quarta-feira à noite, quase 2000 habitações continuavam sem energia elétrica.

A tempestade Leslie, ‘despromovida’ da categoria de furacão ainda antes de entrar em Portugal, deixou mais de 300 mil lares sem eletricidade.

Em comunicado, a EDP Distribuição salientou que “os trabalhos estão agora a ser dirigidos para zonas com instalações mais dispersas, esperando-se uma evolução muito favorável nas próximas horas”.

Segundo a empresa, estão ainda em funcionamento 98 geradores e três centrais móveis, que permanecerão em serviço até à total estabilização do fornecimento da energia elétrica pela rede.

Já como tempestade tropical, o furacão Leslie provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados em Portugal.

A Proteção Civil mobilizou 8217 operacionais, que tiverem de responder a 2495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.

O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um “percurso muito errático”, se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em destaque

Subir