Nas Notícias

Quantos fármacos devem tomar os idosos? ARS Norte alerta para efeitos secundários no tratamento

medicamentos 2A ARS Norte alerta que os idosos, especialmente acima dos 75 anos, ficam mais vulneráveis a efeitos secundários por recorrerem a uma elevada quantidade de medicamentos. Apesar de facultativa, a recomendação é criticada por carecer de base científica, diz a Federação Nacional de Médicos.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte está preocupada com a quantidade de medicamentos que os idosos tomam. Numa recomendação com caráter facultativo, o organismo recomenda que só uma minoria – entre 25 a 40 por cento – das pessoas com mais de 75 anos de idade deve ser medicada com cinco ou mais fármacos.

“A segurança do doente é inversamente proporcional ao número de medicamentos prescritos”, defende a ARS Norte, alegando que o tratamento farmacológico pode ter o efeito contrário por ser em excesso.

O vice-presidente, Rui Sarnadas, sustentou que a Revista Portuguesa de Medicina Familiar “alertava para a dimensão deste problema e para o impacto do ponto de vistas das complicações na perceção do doente em relação ao que deve tomar e quando deve tomar”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir