Economia

Quanto vale Winston Churchill em sangue? Uma amostra vai a leilão

winston churchill Uma “peça histórica única” vai a leilão, a 12 de março: uma amostra de sangue de Winston Churchill. Recolhida após um acidente, três anos antes da morte do ex-primeiro-ministro britânico, a amostra foi guardada durante meio século e é “impossível” estimar quanto pode valer.

Durante meio século, uma enfermeira britânica guardou uma amostra de sangue muito especial: pertencia a Winston Churchill.

A ‘relíquia’ do homem que liderou o Reino Unido na II Guerra Mundial vai agora a leilão, num evento agendado para 12 de março.

Patricia Fitzgibbon, a enfermeira que a guardou durante meio século, explicou que a amostra foi recolhida em 1962, quando Winston Churchill foi hospitalizado, na sequência de um acidente em Monte Carlo.

O ex-primeiro-ministro britânico, que fraturou uma costela nesse incidente, morreu três anos depois, aos 90 anos.

Quando o hospital se preparava para deitar a amostra no lixo, a enfermeira pediu para ficar com o frasquinho de sangue. Acabou por guardá-lo durante meio século.

Patricia Fitzgibbon, já falecida, concedeu uma entrevista em 2010, revelando que Churchill “costumava fumar charutos na cama”.

O ex-governante britânico, mesmo em fim de vida, “nunca adormecia sem antes ler a primeira edição de todos os diários, que eram especialmente enviados para ele”, acrescentou a enfermeira.

O frasquinho foi descoberto pelos herdeiros, que depois de identificarem a quem pertenceu o sangue aceitaram a proposta da agência Duke, de Dorchester, para leiloar a amostra.

Citado pelo The Guardian, um responsável da Duke, Timothy Medhurst, antecipou que o lote foi avaliado entre 300 a 600 libras, embora seja “impossível fazer uma estimativa exata” por se tratar de “uma peça histórica única”.

“É provavelmente a primeira vez que é disponibilizada no mercado livre uma peça pessoal como esta da história de Churchill. Este ano marca o 50.º aniversário da morte de Chruchill, poderá vender-se por milhares”, argumento: “O sangue é uma lembrete incisivo sobre uma lesão que marcou o princípio do fim de Churchill e, como tal, aguardamos que haja grande interesse”.

Em destaque

Subir