Economia

PT regista queda de 6% nas receitas em Portugal, mas ganha mais do que os analistas esperavam

PTA Portugal Telecom teve receitas em Portugal de 681,8 milhões de euros no terceiro trimestre, uma queda de 6,1 por cento. Porém, a verba foi quase cinco milhões superior ao que os analistas estimavam, tendo ficado nos 2,04 mil milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano.

As receitas da Portugal Telecom (PT) estiveram em queda no terceiro trimestre, mas dificilmente este recuou preocupa a administração liderada por Zeinal Bava: é que, mesmo ganhando menos, a empresa arrecadou mais dinheiro do que era esperado. As receitas em Portugal caíram seis por cento, mas os 681,8 milhões de euros que a emprega ganhou ficaram quase cinco milhões acima dos 677 milhões de euros previstos pelos analistas.

A descida nas receitas em Portugal foi explicada, por comunicado, com as recentes alterações regulatórias, que ditaram uma queda nas taxas de terminação móveis e a descida dos preços praticados em ‘roaming’. Certo é que, nos primeiros nove meses deste ano, a PT já teve receitas na ordem dos 2,04 mil milhões de euros.

A empresa registou também um corte nos custos operacionais de 4,8 por cento, para os 1,12 mil milhões de euros entre janeiro e setembro. Neste período, o EBITDA caiu 7,7 por cento, o cash flow operacional subiu 13 por cento e a dívida recuou 110 milhões de euros, sendo agora 4,5 mil milhões de euros.

Se a PT teve mais receitas em Portugal do que o previsto pode agradecer aos novos subscritores. No serviço fixo, o aumento foi de 6,3 por cento, atingindo os cinco milhões de clientes. 1,198 milhões assinaram o Meo e 1,20 milhões de clientes subscreveram a banda larga.

Em destaque

Subir