Nas Notícias

PSOE ganha legislativas espanholas, mas perde três deputados e Vox passa a terceira força

Os socialistas do PSOE ganharam as legislativas de hoje em Espanha sem maioria, conseguindo 120 deputados, menos três do que nas eleições anteriores, quando estão contados 99,9 por cento dos votos e atribuídos todos os 350 lugares no parlamento.

O segundo partido mais votado é o PP (direita), que fica com 87 deputados (tinha 66), seguindo-se o Vox (extrema-direita), que passa a ser a terceira força política em Espanha depois de mais do que duplicar a sua representação parlamentar, passando de 24 para 52 deputados.

A Unidas Podemos (extrema-esquerda) perde lugares e votos, ficando com 35 deputados (tinha 42), e o mesmo acontece aos Cidadãos (direita liberal), que elegeram hoje apenas 10 representantes (tinham 57).

Com estes resultados, o bloco de partidos da esquerda espanhola formado pelo PSOE, Podemos e Mais País (extrema-esquerda) supera em seis deputados o de direita formado pelo PP, Vox e Cidadãos.

Os 120 assentos do PSOE, mais os 35 do Unidas Podemos e os 3 do Mais País totalizariam 158 assentos, acima dos 152 que a soma dos 88 do PP, 52 do Vox, 10 do Cidadãos e 2 do Navarra Suma (coligação de direita naquela região que inclui o PP e Cidadãos).

O bloco de partidos de direita aproxima-se assim do de esquerda desde as eleições de abril, quando estavam separados por dezasseis lugares.

Em 28 de abril, a soma do PSOE e do Unidas Podemos foi de 165 e a dos três partidos de direita 149.

O resultado de hoje faz prever que continue a dificuldade para formar Governo, com o primeiro-ministro em funções, Pedro Sánchez, enfraquecido com a ligeira diminuição do número de deputados do PSOE, de 123 para 120.

As eleições de hoje foram convocadas em setembro pelo Rei de Espanha, depois de constatar que o primeiro-ministro socialista em funções, Pedro Sánchez, não conseguiu reunir os apoios suficientes para voltar a ser investido no lugar na sequência das eleições de abril.

Em destaque

Subir