Desporto

PSD quer tirar poderes à Liga e entregá-los à FPF

Uma nova polémica no futebol português poderá estar à vista. O PSD entregou na comissão parlamentar de desporto uma proposta para retirar competências à Liga de Clubes e atribuí-las à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Desde logo, os sociais-democratas pretendem que a elaboração dos regulamentos de arbitragem e de disciplina passe para a Federação, entidade que já tem a gestão desses mesmos órgãos.

Se a ideia do PSD avançar, à Liga de Clubes caberá apenas o papel de organização dos campeonatos profissionais (Liga portuguesa e Segunda Liga) e fazer propostas para as restantes áreas do futebol português.

A Liga de Clubes, por seu turno, já reagiu em comunicado.

“A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) foi hoje surpreendentemente confrontada, pela forma encapotada como o processo foi gerido, com uma proposta de alteração legislativa, em sede de Comissão Parlamentar, que põe em causa o edifício do futebol profissional, assim como a gestão e credibilidade das sociedades desportivas que representa”, diz a Liga de Clubes.

E acrescenta que esta ideia do PSD “trata-se, muito claramente, da emissão de um atestado de incompetência, por demais injustificado, a um conjunto de sociedades desportivas profissionais, que ainda recentemente deram novo e claro sinal da uma extraordinária capacidade para colocar de parte os interesses próprios em homenagem ao bem comum, de proteção das competições profissionais e do desporto nacional, de que são o mais notório protagonista.”

Neste sentido, a Liga de Clubes lamenta “que o Grupo Parlamentar do PSD tente enxertar num documento de transparência e integridade o esvaziamento da capacidade do futebol profissional se autorregular” e promete lutar para manter as competências que tem no futebol português.

Em destaque

Subir