Nas Notícias

PS decide abster-se na moção de censura ao Governo e tece críticas aos comunistas

carlos_zorrinhoNa próxima segunda-feira, será votada no Parlamento a moção do PCP contra o executivo de Passos Coelho. Os socialistas optaram pela abstenção, em nome da estabilidade política. A moção comunista está condenada a um ‘chumbo’, com os votos contra da maioria, mas o voto dos socialistas representa um sinal para o exterior. Carlos Zorrinho critica o PCP.

A decisão do Partido Socialista foi apresentada pelo líder parlamentar, Carlos Zorrinho, após uma sessão da comissão do partido, que durou cerca de três horas.

Quanto a este assunto, Zorrinho referiu que a opção pela abstenção foi “consensual”, não havendo assim aprovação do PS, relativamente à moção do Partido Comunista.

“O PS é oposição a este Governo, mas não deseja uma crise política e não acompanha as propostas de criar esse contexto de crise política feita por um partido (o PCP) que não tem qualquer alternativa construtiva para o país. Por isso, o PS vai abster-se na votação da moção de censura que foi apresentada pelo PCP”, afirmou o líder da bancada do PS.

Quando questionado sobre o motivo que levou os socialistas a tomarem esta decisão, Zorrinho adianta que “o PS se assume como oposição ao Governo”.

“Há muitas razões para censurar o Governo e a política que está a ser posta em prática não é uma boa política. O PS não está ao lado do Governo, mas é construtivo e a moção de censura do PCP não contribuiria em nada para resolver os problemas dos portugueses”, acrescentou.

Depois da acusação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, de que o PS está “em cima do muro”, Carlos Zorrinho desprezou e refutou “O PS está no centro das preocupações das pessoas”.

“Há em Portugal três espaços políticos marcados: o da direita seguidista, sem capacidade de desenvolvimento do país; o de uma esquerda retórica sem propostas construtivas; e o do PS, partido que nos planos europeu e nacional luta para criar melhores condições para o futuro do país”, concluiu.

 

 

Em destaque

Subir