Nas Notícias

Professores com horário zero podem ser colocados nos Centros de Ciência Viva

nuno cratoA solução para alguns dos professores não colocados ou com horário zero pode passar pela ‘transferência’ para um Centro de Ciência Viva. Foi o ministro da Educação, Nuno Crato, quem confirmou, ontem, que vai “reforçar” os 19 centros da rede.

Com uma solução, o Governo pode resolver dois problemas. Perante o ‘excesso de oferta’ no ensino (com a polémica do elevado número de professores com horário zero ainda em lume brando) e a falta de meios humanos nos 19 centros de Ciência Viva, o ministro da Educação, Nuno Crato, adiantou ontem que pretende “reforçar” a rede de sensibilização científica com o destacamento de mais professores.

Foi em Constância, quando confrontado pelo autarca local, que o governante anunciou o reforço: “respondo positivamente a essa questão porque entendemos o destacamento de professores para centros de ciência e outros locais onde se divulga a  ciência como uma oportunidade para desenvolver o ensino e os professores  desenvolverem os seus conhecimentos e as suas práticas de divulgação científica,  que, depois, levam para as escolas”.

Como o “futuro melhor para os jovens passa por muitos deles terem carreiras técnicas e científicas”, Nuno Crato revelou também a intenção de lançar o programa “Ciência na Escola”, que terá como objetivo “incentivar” os alunos a conhecerem, mais de perto, laboratórios, museus e centros de ciência, bem como os próprios cientistas.

O ministro foi também confrontado com a redução do número de candidaturas ao ensino superior, que “tem baixado um pouco nos últimos anos”, mas alegou não ter os números da segunda e terceira fases de inscrições para se poder pronunciar.  

Em destaque

Subir