Nas Notícias

Produtos para reforçar desempenho sexual apreendidos após intervenção da ASAE e do Infarmed

mulher ciumentaapreensao autoridadesForam apreendidos produtos para melhorar desempenho sexual, após uma intervenção do Infarmed e da ASAE. Em causa estão o VisexPro, o Furunbao e o Kasutra, alvo de uma fiscalização da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), em parceria com a autoridade do medicamento. Segundo o Infarmed, esses “produtos não foram avaliados como medicamentos” e a sua utilização “constitui um risco para saúde”.

Aqueles produtos para melhorar o desempenho sexual estavam a ser comercializados ilegalmente e foram retirados do mercado, por representarem “um risco para a saúde”, de acordo com a agência Lusa.

São produtos que têm substâncias farmacológicas, sem a devida autorização. Um comunicado da Autoridade Nacional do Medicamento e de Produtos de Saúde (Infarmed) dá conta de uma operação de fiscalização, em parceria com a ASAE, que permitiu recolher amostras do VisexPro, Furunbao e Kasutra.

No site do Infarmed, é publicado um comunicado onde se desaconselha a utilização dos produtos. “Na sequência da operação conjunta realizada pelo Infarmed e a ASAE, foram apreendidas e colhidas amostras dos produtos VisexPro, Furunbao e Kasutra. Após análise laboratorial, o Infarmed detetou que estes produtos contêm substâncias com atividade farmacológica e incluídas na composição de medicamentos”, refere a nota.

“Atendendo a que estes produtos não foram avaliados como medicamentos, a sua utilização constitui um risco para saúde, em particular para os indivíduos com doenças do foro cardiovascular”, pode ler-se nesta circular informativa, assinada pelo vice-presidente do Conselho Diretivo do Infarmed e divulgada no site da autoridade do medicamento.

Estes produtos são “considerados como medicamentos ilegais”, pelo que o Infarmed aconselha a que as entidades que disponham dos referidos produtos “não procedam à sua venda ou dispensa”. Aos utentes que tenham adquirido estes produtos é recomendado que “não os utilizem”.

Em destaque

Subir