Economia

Produção na construção abranda em julho

A variação homóloga do índice de produção na construção abrandou para 3,8 por cento em julho, tendo os índices de emprego e de remunerações aumentado 2,6 por cento e 5,5 por cento, respetivamente, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em junho o índice de produção na construção tinha registado uma taxa de variação homóloga de 4,0 por cento, enquanto os índices de emprego e de remunerações tinham crescido 2,4 por cento e 6,7 por cento, respetivamente.

Segundo o INE, o abrandamento do índice de produção na construção em julho “foi determinado pelo segmento da engenharia civil que, ao passar de uma variação de 4,3 por cento em junho para 3,2 por cento em julho, mais que compensou a aceleração de 0,4 pontos percentuais da construção de edifícios, cuja variação homóloga se fixou em 4,2 por cento”.

Os contributos para o índice agregado foram, respetivamente, de 2,5 pontos percentuais e de 1,3 pontos percentuais para os segmentos da construção de edifícios e de engenharia civil.

Em julho, o índice de emprego no setor da construção teve uma variação homóloga de 2,6 por cento (variação de 2,4 por cento em junho) e uma variação mensal de 0,4 por cento (0,1 por cento em julho de 2017).

Já o índice das remunerações efetivamente pagas registou uma taxa de variação homóloga de 5,5 por cento (6,7 por cento em junho) e, face ao mês anterior, aumentou 5,1 por cento (6,3 por cento no mesmo período de ano anterior).

Em destaque

Subir