Nas Notícias

Problemas no quadro de governação da Metro do Porto levam à demissão da administração

metro_portoA administração da empresa que dirige o Metro do Porto anunciou esta sexta-feira a sua demissão, dado que não foi deliberada em assembleia-geral a eleição de novos corpos sociais. Valentim Loureiro diz-se “pasmado” com indefinição do Governo.

A renúncia ao cargo foi efetuada esta sexta-feira, durante uma reunião de acionistas da empresa portuense, onde a administração se demonstrou descontente, dado que não foi deliberada a eleição de novos corpos sociais.

O presidente da mesa da assembleia-geral, Valentim Loureiro, informou que não surgiu nenhuma proposta com qualquer lista para ser eleita.

Na ordem de trabalhos constava a aprovação de contas, a qual foi consolidada e ainda a eleição de novos órgãos sociais.

Em jogo está o impasse quanto à constituição de uma estratégia de administração da empresa, que deverá ser coordenada junto dos acionistas e da Junta Metropolitana do Porto.

O presidente demissionário, Ricardo Fonseca, cujo mandato cessara em dezembro de 2010, já havia alertado quanto a esta situação, durante a última reunião, em março.

O corpo administrativo deveria contar com sete elementos e atualmente apenas constavam quatro, dos quais três executivos e um vogal não executivo, visto que no ano passado dois representantes do acionista Área Metropolitana do Porto (AMP) abandonaram a empresa. 

Marco António Costa deixou o cargo  para se tornar no atual secretário de Estado da Segurança Social, e Mário Almeida é presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Já na última reunião de março, Gonçalo Gonçalves, vereador da Câmara Municipal do Porto, tinha deixado o cargo que ocupava na empresa de transportes.

Valentim Loureiro afirmou perante todos a sua tristeza relativamente à situação, dizendo-se “pasmado” com a indefinição por parte do Governo.

De acordo com o novo plano estratégico dos Transportes Públicos 2011-2015, o objetivo do Governo é restruturar as empresas do setor criando uma alienação da Metro do Porto com a Serviço de Transportes Coletivos do Porto (STCP), a qual deverá estar em processo finalizado no final deste ano.

Para tal efeito, é necessário a revisão dos estatutos das empresas, por parte da JMP.

O Governo já declarou que a administração da empresa será reduzida para apenas três elementos, havendo apenas situações de exceção quando se verifique algum caso de extrema complexidade de atuação, onde deverão então constar cinco elementos.

Em destaque

Subir