Tecnologia

Princeton prepara impressora 3D para fazer as lentes de contacto do futuro

lentes do futuro As lentes de contacto do futuro terão a tecnologia HUD embutida, rivalizando com o Google Glass. Os cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, desenvolveram uma impressora 3D capaz de imprimir em LED, a tecnologia que antecede o OLED que já equipa as televisões topo de gama.

E se pudesse usar um dispositivo semelhante ao Google Glass usando apenas as lentes de contacto? A ideia ainda pertence à ficção científica, mas os cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, deram um passo importante para a tornar em realidade.

De acordo com um comunicado da universidade, citado pelo CNET, os investigadores desenvolveram uma impressora 3D (a três dimensões) capaz de imprimir na tecnologia LED.

Os LED (‘light-emitting diode) são pequenos díodos capazes de emitir luz, com a vantagem de estar ser mais brilhante e ter uma cor mais pura.

Os LED têm ainda maior eficiência económica, mais flexibilidade e são ultrafinos.

Mas os cientistas de Princeton querem mais: acreditam que, em breve, estarão a imprimir na tecnologia de ponta que atualmente já equipa os ecrãs dos melhores (e mais caros) televisores, o OLED (‘organic light-emitting diode’).

“A indústria de microeletrónica convencional é muito boa em fazer dispositivos eletrónicos 2D. Com televisões e telefones, o ecrã é plano. Mas a impressão em 3D oferece uma terceira dimensão, que poderia ser usada para coisas que as pessoas ainda não imaginaram, como estruturas que poderiam ser usadas no corpo”, antecipou Michael McAlpine, o investigador que coordena o projeto.

Segundo McAlpine, a impressora 3D é capaz de trabalhar em cinco camadas. Uma primeira inclui o circuito, composto por nanopartículas de prata. As duas seguintes contêm polímeros para assegurar a passagem da corrente elétrica até às nanopartículas de seleneto de cádmio (os pontos quânticos do LED) contidos em sulfeto de zinco, o qual constitui a quarta camada.

Falta a quinta camada, o cátodo que faz circular a corrente elétrica, composto gálico-índio eutético.

A inclusão das tecnologias LED e OLED nas lentes de contacto abre a porta para que, no futuro, estas sirvam de suporte à tecnologia HUD (‘display head-up), permitindo a exibição de conteúdos na própria lente.

Em destaque

Subir