Mundo

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau apresentou demissão no Facebook

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, recorreu às redes sociais para apresentar o pedido de demissão ao Presidente guineense, José Mário Vaz.

Foi através do Facebook que o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, de 46 anos, apresentou o seu pedido de demissão a José Mário Vaz, o presidente guineense.

Sem especificar os motivos para o pedido, Umaro Sissoco Embaló referiu apenas que esta era a segunda carta de demissão, depois da apresentada a 6 de dezembro.

“Agradeço vivamente o Presidente da República, os membros do Governo, com os quais trabalhei durante 15 meses”, indicou, sublinhando a fidelidade aos partidos e deputados que o apoiaram.

Incidindo sobre o desempenho da sua equipa, o primeiro-ministro afirmou na publicação que, em 20 anos, nunca os doadores se mostraram realmente satisfeitos com um governo.

Já neste domingo, o jornal O Democrata dá conta da apresentação da demissão por parte de Umaro Sissoco Embaló, enumerando vários motivos que o terão levado a isso.

De acordo com o jornal guineense, o primeiro-ministro não terá “dirigido bem” a posição do chefe do Estado, ao lado dos ministros, nos incidentes que envolveram o ministro das Finanças e do Interior do seu governo.

“O Presidente vai analisá-la [a carta de demissão] e depois informar o país sobre se a aceita ou não”, refere o jornal.

Se José Mário Vaz aceitar o pedido, publicará um decreto presidencial a anunciar a exoneração de Umaro Sissoco Embaló, que é o quinto primeiro-ministro nomeado desde as eleições legislativas de 2012, cargo que ocupa desde novembro de 2016.

Mes chers compatriotes, frères et sœurs de l'Afrique, d'Europe, d’Amérique et d’Asie. Je vous annonce ma démission du…

Publicado por Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo em Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018

Em destaque

Subir