Economia

Previsões da economia portuguesa revistas em baixa pela quarta vez consecutiva

mealheiroO Banco de Portugal voltou a corrigir as previsões para a economia nacional, baixando as estimativas pela quarta vez consecutiva. De acordo com o último boletim, o aumento do desemprego e as exportações abaixo do previsto justificam a nova revisão em baixa: a recessão em Portugal é, agora, de 3,4 por cento.

É a quarta vez consecutiva que o Banco de Portugal é ‘obrigado’ a rever em baixa as previsões de crescimento da economia portuguesa, referentes ao ano em curso. Segundo a entidade supervisora da banca, Portugal estará com uma contração na ordem dos 3,4 por cento.

As principais causas para esta nova revisão em baixa, a quarta consecutiva só este ano, são o desemprego e as exportações. Isto porque o desemprego conduz à falta de rendimentos, que se reflete na baixa do consumo privado. As previsões ditam a degradação do enquadramento, pois o Banco de Portugal antecipa a perda de mais 170 mil empregos só este ano, ao que se somarão mais 33 mil em 2013.

Já as exportações ficaram abaixo do previsto: há quatro meses, antecipava-se que as vendas para o exterior subissem 4,1 por cento, mas o crescimento foi somente de 2,7 por cento.

Em destaque

Subir