Nas Notícias

Previna a diabetes reduzindo o consumo de carnes vermelhas

diabetes1diabetes 510Reduzir o consumo de carnes vermelhas previne a diabetes tipo 2, segundo um estudo realizado na Universidade de Singapura e publicado no Journal of the American Medical Association. A pesquisa, a partir de uma análise a 149 mil pessoas, conclui que retirar metade das carnes vermelhas da dieta permite reduzir o risco em 14 por cento.

Um estudo da autoria de investigadores da Universidade de Singapura, que foi publicado no Journal of the American, associa maiores consumos de carne vermelha a maior risco de sofrer diabetes tipo 2.

Esta ideia vem confirmar estudos anteriores, que tinham indiciado a mesma relação entre consumo de carnes e aumento de risco daquele tipo de diabetes.

Os investigadores da Universidade de Singapura analisaram dados de cerca de 149 mil pessoas, ao longo de diversos anos. A amostra grande permite dar maior fiabilidade à pesquisa.

Estas pessoas foram divididas em dois grupos, sendo que um dos quais manteve ou aumentou o consumo de carnes vermelhas e o outro grupo adotou uma dieta com menor quantidade daquela carne.

Os resultados foram esclarecedores. No total, verificaram-se 7540 casos de diabetes tipo 2. O grupo das pessoas que não restringiu consumo de carnes vermelhas apresentou dois casos em cada 300 pessoas. Já o grupo de pessoas que reduziu o consumo apresentou um caso de diabetes em cada 300 pessoas.

Os investigadores conseguiram estabelecer uma relação entre a quantidade de carne vermelha e a percentagem de risco. E concluíram que eliminar metade das carnes vermelhas da dieta representa uma descida de risco de contrair diabetes tipo 2 na ordem dos 14 por cento. Já um aumento das carnes vermelhas para o dobro está associado a um aumento de risco de 48 por cento.

Em destaque

Subir