Nas Notícias

Presidente da República nomeia Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

Seguindo a proposta do Conselho de Ministros, o Presidente da República nomeou este sábado António Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris.

A Presidência da República anunciou a decisão, este sábado, através de uma nota colocada no seu site onde é possível ler que “sob proposta do Governo, o Presidente da República nomeou hoje o Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa como Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris”.

A nomeação do professor e antigo candidato presidencial tinha sido aprovada pelo Conselho de Ministros a 8 de fevereiro, após a contestação dos diplomatas por parte desta escolha do Governo.

A escolha de Sampaio da Nóvoa já havia sido contestada pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, que mostraram “completa surpresa e estranheza” perante a decisão, chegando a pedir ao Governo a sua reconsideração. O Executivo, porém, garantiu que a processo seguiria o seu curso.

Já no dia anterior à aprovação da escolha, o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos, sublinhou que Sampaio da Nóvoa será o único chefe de missão que não é diplomata.

Augusto Santos Silva explicou a escolha do professor, por este se tratar de “uma autoridade internacionalmente reconhecida” na educação, “uma das áreas fundamentais na missão da UNESCO”.

Em destaque

Subir