Nas Notícias

Presidente da Câmara de Borba sabia dos riscos e terá desvalorizado já em 2014

A Câmara Municipal de Borba foi alertada para os perigos da estrada 255, pelo menos, em 2014, de acordo com documentos oficiais a que o jornal Observador teve acesso. Os alertas terão sido desvalorizados e a tragédia acabou mesmo por acontecer na passada segunda-feira, dia 19 de novembro. O líder da autarquia nega que tenha tido conhecimento mas os documentos mostram uma versão contrária.

Uma ata da Assembleia Municipal (AM) mostra que António Anselmo, presidente da autarquia de Borba, foi informado dos riscos que a estrada apresentava, já em 2014.

O referido documento oficial, datado de 27 dezembro de 2014, mostra que responsáveis autárquicos e empresários alertaram o município para os riscos que a estrada apresentava, sendo que, ainda segundo o Observador, ficou decidido adiar a discussão sobre o tema para uma outra reunião que não se terá realizado.

O Observador salienta que nessa reunião de 27 de dezembro de 2014, o presidente da Câmara foi informado de uma um relatório que havia sido entregue por altura de um encontro entre a autarquia, a Direção Regional da Economia (DRE) e os empresários de mármore.

Citando a ata da reunião municipal de 27 de dezembro de 2014, o Observador cita palavras de António Anselmo, então e atual líder da autarquia, que de que se deveria ter uma “reunião conjunta, onde estivessem presentes a Direção Regional de Economia, empresários dos mármores daquela zona, e as pessoas que ali têm terras, e que utilizam aquela estrada”.

Na altura, o presidente da Câmara terá desvalorizado o problema.

“Um problema que se arrasta há 10 anos, agora é que está em perigo de cair?”, terá dito António Anselmo, acrescentando que “a estrada só vai ser derrubada se estiver mesmo em perigo”.

Agora, António Anselmo continua a dizer que não sabia dos perigos da estrada e nega que tenha desvalorizado o assunto.

“Ninguém me falou em perigo na estrada. Mas pronto. Nunca ouvi falar de estrada insegura”, garantiu ao Observador.

E acrescentou: “Ouvi uma possibilidade de alargamento de uma zona exploratória, não ouvi sobre perigo nenhum.”

Veja a ata da reunião

O deslizamento de um grande volume de terras e o colapso de um troço da estrada entre Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, para o interior de poços de pedreira ocorreu na segunda-feira às 15h45.

Segundo as autoridades, o colapso de um troço de cerca de 100 metros da estrada terá arrastado para dentro da pedreira contígua, com cerca de 50 metros de profundidade, uma retroescavadora e duas viaturas civis, um automóvel e uma carrinha de caixa aberta.

Em destaque

Subir