Tecnologia

Prémio Príncipe das Astúrias: Gardner quebra mitos sobre inteligência humana

Prémio Príncipe das Astúrias, no valor de 50 mil euros, foi entregue ao cientista norte-americano Howard Gardner, que reformula a teoria sobre a inteligência. Segundo a sua tese, cada ser humano possui oito capacidades cognitivas, que determinam as suas aptidões. O QI não passa de um método redutor de avaliar o nosso potencial.

A inteligência, segundo Howard Gardner, não é uma capacidade singular, mas está dividida em diversas aptidões: linguística, espacial, lógico-matemática, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical e naturalista. Com esta teoria, o cientista norte-americano revoluciona o modo como o ser humano interpreta o conhecimento, os comportamentos e as questões morais.

A teoria de Gardner, agora distinguida com o Prémio Príncipe das Astúrias – entregue todos os anos, em diversas áreas, desde a investigação às artes –, vem colocar em causa a avaliação do potencial do Homem através de uma simples análise ao QI.

Howard Gardner nasceu nos Estados Unidos da América em 1943 e é doutorado em Psicologia Social, curso concluído na Universidade de Harvard, em 1971. A teoria das inteligências múltiplas foi apresentada em 1983. Howard foi considerado um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo.

Em destaque

Subir