Desporto

FC Porto: Jacinto Paixão denuncia “oferta habitual de raparigas” (vídeo)

Ex-árbitro Jacinto Paixão denuncia oferta de prostitutas e viagens por parte do FC Porto. Numa confissão gravada em 2004, Paixão diz que estes procedimentos ocorreram mais do que uma vez e tiveram como finalidade adulterar resultados de jogos onde estiveram envolvidos FC Porto e Benfica. “É verdade que o FC Porto nos ofereceu raparigas, como era habitual fazer”, conta.

A gravação tem data de 2004 e foi feita para memória futura, porque o antigo árbitro temia pela vida. No entanto, quis deixar o registo. O autor do vídeo agora divulgado, através do Youtube, explica que Jacinto Paixão “gravou uma confissão, para ser divulgada, se sucedesse “alguma coisa a si ou à sua família”.

O antigo árbitro afirma que “sentia receio das pessoas que anteriormente o tinham corrompido”. Há alegados favores sexuais e viagens pagas pelo FC Porto, através da Agência Cosmos. Em causa, jogos que envolveram FC Porto e Benfica, não como adversários diretos.

Jacinto Paixão conta pormenores de encontros com Reinaldo Teles e António Garrido, com equipas de arbitragem, e denuncia alegados contactos por parte do FC Porto, que “oferecia raparigas” em troca de favores sexuais.

Eis a gravação, na íntegra:

“O meu nome é Jacinto Paixão, conhecido ex-árbitro. O que vou dizer a seguir destina-se a ficar gravado para a posterioridade, caso me aconteça alguma coisa a mim ou à minha família.

Benfica-Moreirense, empate a uma bola, no dia 29 de fevereiro de 2004. O FC Porto entrou em contacto comigo para influenciar o resultado do jogo. FC Porto-Estrela da Amadora, época 2003-2004. É verdade que o FC Porto nos ofereceu raparigas, como era habitual fazer, tal como aconteceu no FC porto-Académica, de 2002/2003.

Naquela noite após o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, juntámo-nos (eu e os meus assistentes), com Reinaldo Teles, António Garrido e o árbitro Paulo Silva e os seus assistentes. Eu fui o único prejudicado, porque todos mamavam, mas eu é que fiquei prejudicado para sempre.

É verdade que o FC Porto me pagou uma viagem, através da Agência Cosmos, em 1998, para eu ir a Marrocos, com os meus dois assistentes e o árbitro João Rosa Penicho”.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=oBdp02q6kdI

Em destaque

Subir