Nas Notícias

Preços na produção industrial caem 1,8 por cento em setembro

Os preços na produção industrial caíram em setembro 1,8 por cento face ao mesmo mês de 2018, mas excluindo o agrupamento de energia a descida foi de 0,6 por cento, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O agrupamento de energia, com uma variação de -6,2 por cento (-4,6 por cento no mês anterior), apresentou o contributo mais significativo para a variação homóloga do índice total, diz o INE.

“As secções, de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio e das indústrias transformadoras, apresentaram contributos de, respetivamente, -1,1 pontos percentuais (pp) e -0,7 pp, em resultado das diminuições de 12,6 por cento e 0,8 por cento (variações de -10,5 por cento e -0,3 por cento no mês anterior, pela mesma ordem)”, lê-se na publicação do INE, disponibilizada no seu site.

Excluindo o agrupamento energia, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 0,6 por cento, contra uma descida de 0,2 por cento em agosto.

A variação mensal do índice agregado de produção industrial representou em setembro uma descida de 0,3 por cento, a mesma que tinha sido registada no período homólogo.

Somando o terceiro trimestre de 2019, o índice total teve uma queda homóloga de 1,1 por cento, maior do que a descida de 0,9 por cento no trimestre anterior. Excluindo a energia, o índice diminuiu 0,3 por cento, contra um crescimento de 0,6 por cento no segundo trimestre.

Em destaque

Subir