País

Preconceitos: Conceição Lino de volta com programa sobre temas polémicos

racismo

A jornalista Conceição Lino está de volta à SIC e regressa com preconceitos. Oito, para sermos mais exactos. O programa ‘E Se Fosse Consigo?’ vai abordar temas polémicos, como a homofobia e o racismo, para questionar porque ainda há “indiferença” sobre “coisas que não são aceitáveis”.

Preconceito significa que foi formada uma ideia antecipadamente e sem fundamento. E essas ideias, esses preconceitos, são assumidos publicamente perante a “indiferença” dos outros. E é para questionar essa “indiferença” que a jornalista Conceição Lino está de volta à SIC.

Ao apresentar o programa que estrear na próxima segunda-feira, ‘E Se Fosse Consigo?’, a jornalista fez saber que vai abordar oito temas – ou oito preconceitos – e levantar polémica. Só lhe faltou revelar um dos preconceitos, pois serão oito programas e foram anunciados o racismo, a obesidade, a homofobia, a violência doméstica, a violência no namoro e o bullying.

“Depois de ter estado no terreno a assistir, acho que faz todo o sentido fazer este tipo de programa, porque há uma dose muito grande de indiferença uns pelos outros”, justificou Conceição Lino, ao apresentar publicamente a próxima aposta da SIC, a ser emitida após o Jornal da Noite.

“Nós aceitamos coisas que não são aceitáveis, toleramos coisas que não são toleráveis, e falta-nos perceber o significa a palavra respeito”, reforçou a jornalista, depois do “choque” com que constatou “a indiferença que há para com pessoas de mais idade e para com os jovens que sofrem de bullying”.

“Há situações gravíssimas que ocorrem à vista de muita gente e deixa-se andar”, desabafou.

O programa, com cerca de 30 minutos de duração, começa com situações encenadas, para registar a reação da sociedade face a ‘acontecimentos’ baseados em preconceitos e intolerância social.

Segue-se então um debate, com a participação de vítimas do preconceito em causa e de especialistas, que se prolonga, a partir das 22h00 na SIC Notícias.

Em destaque

Subir