Nas Notícias

Portugueses zangados com a Democracia, após degradação económica e social

25 abril1Há um crescente descontentamento dos portugueses, zangados com a Democracia, após a degradação económica e social que decorre das políticas, indica um estudo a que a Lusa teve acesso. Os países com mais desigualdades tendem a associar a Democracia à justiça social.

Os portugueses estão cada vez mais descontentes com a Democracia, em virtude do agravamento das dificuldades económicas e sociais, conclui um estudo europeu divulgado pela Lusa.

O European Social Survey ‘Significados e avaliações da Democracia’ analisou a realidade de 23 países, entre os quais Portugal, auscultando as ideias e opiniões de pessoas e políticos sobre esta temática.

Após estas entrevistas, verificou-se que “há uma valorização da justiça social como elemento indissociável do conceito de Democracia”, escreve a agência Lusa. E essa associação é “mais intensa” nos países onde as desigualdades de rendimentos são mais assinaláveis – Portugal faz parte deste grupo de países.

Uma vez que a Democracia não tem sido capaz de contrariar a injustiça social, verifica-se um descontentamento dos portugueses.

O estudo surge num momento em que Portugal se prepara para concluir o programa de ajustamento. No entanto, o país terá de prosseguir com reformas que tendem a agravar essa degradação económica e social.

Em destaque

Subir