Velocidade

Portugueses sem sorte nas 6 Horas de Indianápolis

JoaoBarbosaIndianapolis 2JoaoBarbosaIndianapolis 2bigJoão Barbosa não conseguiu um bom resultado nas 6 Horas de Indianápolis, última prova do Campeonato Americano de Resistência, que esta sexta-feira se disputou na famosa pista de Brickyard.

O piloto do Porto não foi além do 24.º lugar depois de problemas no Corvette DP n.º 5, enquanto Filipe Albuquerque foi obrigado a abandonar, com o Audi R8 n.º 24 ter ficado danificado pela colisão de outro carro. Rui Águas também abandonou devido a problemas mecânicos no Ferrari 458 que dividiu com Robert Kauffman.

Depois de ter arrancado da quarta posição, João Barbosa acabou por ser bastante infeliz, já que no começo da corrida perdeu seis voltas nas boxes, depois de se ter partido uma suspensão do Corvette DP n.º 5. Isso acabou por relegá-lo para o 16.º posto, impedindo-o assim de poder lutar pelo título americano de resistência categoria principal; Daytona Protótipos.

O triunfo acabou por ir para Ryan Dalziel e Alex Popow, que estreou no seu Riley um motor BMW-Dinan, em vez do anterior Ford preparado pela Roush-Yates, numa prova que ficou decidida quando o estreante Rubens Barrichello teve de fazer uma última paragem nas boxes para reabastecimentos, vindo a terminar apenas na quinta posição.

Já Filipe Albuquerque arrancou do terceiro lugar dos GT e parecia capaz de lutar pelo cetro da categoria, mas um incidente infeliz acabou por deitar tudo a perder, já que deixou bastante danificado o Audi que o piloto de Coimbra dividiu com Edoardo Mortara.

“Infelizmente a corrida acabou cedo para nós. Um BMW bateu-me por trás e danificou bastante o nosso carro e tivemos de desistir com uma hora e dez minutos de corrida. É pena, porque estive sempre em luta pelo primeiro lugar. Mais uma fez um grande andamento, mas com final infeliz. Não há tempo para pensar muito e apenas para seguir para o próximo fim-de-semana em Moscovo com o DTM”, referiu Albuquerque após a corrida.

Classificação
1º Ryan Dalziel/Alex Popow (Starworks Riley-BMW)
2º Scott Pruett/Memo Rojas (Ganassi Riley-BMW)
3º Alex Gurney/Jon Fogarty (Gainsco Corvette DP)
4º Brendon Hartley/Pierre Kaffer/Scott Mayer (Starworks Riley-BMW)
5º Rubens Barrichello/Doug Peterson (Doran Dallara-Ford)
6º Richard Westbrook/Ricky Taylor (Spirit of Daytona Corvette DP)
7º Oswaldo Negri Jr./John Pew (MSR Riley-Ford)
8º Michael Valiante/Enzo Potolicchio/Stéphane Sarrazin (8Star Corvette DP)
9º Joey Hand/Tony Kanaan (Ganassi Riley-BMW)
10º AJ Allmendinger/Gustavo Yacaman (MSR Riley-Ford)

24º João Barbosa/Christian Fittipaldi (Action Express Corvette DP)

Em destaque

Subir