Mundo

Portugueses representam 10,1 por cento dos novos emigrantes em Andorra

O Observatório da Emigração revelou hoje que os portugueses representaram, no ano passado, 10,1 por cento de novas entradas de emigrantes em Andorra, mantendo-se, assim, estáveis os fluxos migratórios nacionais para aquele país.

Segundo os dados do Departamento de Estatísticas de Andorra, citados pelo Observatório da Emigração português num comunicado emitido hoje, “foram 386 os portugueses que, em 2018, entraram em Andorra”.

Ainda de acordo com dados daquela entidade, em 2018, entraram no país 3.804 estrangeiros, “tendo os portugueses representado 10,1 por cento da imigração nesse ano” em Andorra.

Assim, depois do pico da emigração portuguesa para Andorra em 2005, esta “desceu abruptamente, entre aquele ano e 2014, mantendo-se desde então estável em valores comparativamente baixos”, refere o Observatório da Emigração.

Segundo a análise da estrutura, em 2008, verificou-se a maior queda na emigração portuguesa para Andorra (-54 por cento), “o que reflete o caráter abrupto e profundo da crise do imobiliário em Espanha”.

Nos últimos três anos, o número de entradas de portugueses em Andorra tem vindo a aumentar muito ligeiramente, mantendo-se, porém, num patamar inferior a 400 entradas por ano, muito longe dos valores do início do século, sete vezes superiores aos atuais.

Em destaque

Subir