Motores

Portugal reforça posição no calendário internacional de motonáutica

A semana de reuniões que a delegação portuguesa teve em Beirut no âmbito da União Internacional de Motonáutica (UIM) deu os seus frutos, saindo reforçada a posição do país no calendário internacional da modalidade.

Na capital do Líbano a delegação da Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) conseguiu aumentar para o dobro o número de provas internacionais de alto calibre que vão ser disputadas no nosso país em 2019.

sdr

Três campeonatos do Mundo e outros Europeus são o resultado do empenho da delegação lusa nas reuniões da UIM em Beirute, sendo que no mês de maio haverá três fins-de-semana preenchidos com provas de gabarito internacional em território nacional, com Portugal a transformar-se no centro da motonáutica ao mais alto nível.

Entre 3 e 5 de maio, em Entre-os-Rios, o plano de água na confluência dos rios Tâmega e Douro recebe a primeira prova do Campeonato da Europa de Aqubike. Serrá o terceiro ano consecutivo em que isso aconte.

Depois entre 10 a 12 de Maio, em Portimão, será a prova do Campeonato do Mundo de Aquabike, que irá decorrer logo 7 dias depois, de 10 a 12 de Maio, em Portimão, integrado num vasto e aliciante Water Festival.

E se a primazia do espetáculo fica reservada para as motos de água e os jetski durante dois fins-de semana, o palco principal é cedido aos barcos e a baía de Portimão transforma-se para receber a ‘nata’ do Powerboat, dotando assim aquele município algarvio de um festival náutico motorizado simplesmente fora de série, mercê de um programa tão vasto, quanto ambicioso da autarquia e da FPM.

Uma vez mais, é assim no Algarve que voltaremos a usufruir desse espetáculo inolvidável que sempre nasce das corridas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com esta a segunda tirada de 2019 a decorrer entre 17 e 19 de Maio.

De 16 a 18 de Agosto, será tempo de mais uma novidade a segunda e última etapa do Campeonato da Europa de F2 Powerboat, em local ainda a designar. Logo de seguida, os “guerreiros do mar” destes catamarãs voadores sairão desta refrega competitiva de nível europeu para assentar arraiais em Ribadouro, Baião, para, de 13 a 15 de Setembro, disputarem a quarta prova da temporada do Campeonato do Mundo da modalidade.

Voltando ao Aquabike, a FPM garantiu ainda a realização do Campeonato da Europa de Endurance, que será disputado em local e data a anunciar, após fechadas as negociações com os municípios que se revelaram interessados em receber o evento.

No rescaldo deste anúncio do calendário, Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, estava “ muito feliz e orgulhoso com o sucesso total que alcançamos. O que foi aqui, em Beirut, conseguido em termos de negociação do calendário, pela nossa delegação, é notável e fundamental nesta nova era da FPM e das modalidades que tutela, ficando bem visível o respeito e apreço que a UIM, os promotores e as outras entidades nacionais têm pela FPM e pelos seus novos dirigentes, bem como pelas nossas autarquias e promotores locais”.

Em destaque

Subir