Mundo

ONU: Portugal é o 41.º país do mundo com maior desenvolvimento humano

onuA ONU divulgou o relatório que analisa o índice de desenvolvimento humano, colocando Portugal no 41.º lugar. Noruega, Austrália e Holanda são os três mais evoluídos, numa lista de 187 países.

Segundo o Relatório para o Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), relativo a 2011 e tornado público hoje, Portugal está no 41.º lugar, um posto abaixo do que sucedera há um ano. Apesar desta ligeira quebra, Portugal continua no grupo restrito dos 47 países considerados mais desenvolvidos do mundo.

O Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas avalia os progressos verificados na saúde, na educação e no rendimento dos cidadãos de 187 países – mais 18 do que há um ano, quando a ONU fez um estudo semelhante.

E uma vez que a amostra de países é superior à de 2010, a queda de uma posição, por parte de Portugal, não representa, na realidade, perda da qualidade do desenvolvimento.

O documento da ONU faz uma análise aos últimos 30 anos e deteta uma evolução positiva, em Portugal, no que diz respeito à esperança de vida à nascença (mais 8,2 anos), tempo de escolaridade (mais 2,9 anos) e rendimento nacional bruto per capita (mais 76 por cento).

Noruega, Austrália e Holanda, por esta ordem, lideram a tabela da Organização das Nações Unidas, na análise a 2011. No extremo oposto, estão a República Democrática do Congo, o Níger e o Burundi, que fecham a classificação das 187 nações avaliadas neste ano.

Uma curiosidade que esta classificação de desenvolvimento humano apresenta é o facto de a Grécia estar muito próxima de Portugal. Os helénicos, que enfrentam riscos de colapso financeiro, estão num nível muito semelhante ao português.

Em destaque

Subir