Tecnologia

Investigadores descobrem duas galáxias quase tão antigas como o Universo

galaxiasAstrónomos descobrem duas novas galáxias, após uma investigação feita a uma explosão de raios gama. O Observatório Europeu do Sul (ESO) espera voltar a observar as galáxias, para avançar nas conclusões ja retiradas.

A novas galáxias foram encontradas perto do planeta Terra e têm uma idade semelhante á do próprio Universo. Esta conclusão, que apanhou de surpresa os astrónomos, resulta da análise dos raios gama analisados.

O brilho que as galáxias produziram permitiu observá-las do modo como eram há 12 mil milhões de anos. Isto representa praticamente a idade do Universo, que tem cerca de 13,7 mil milhões de anos.

As galáxias, no entanto, não obstante terem sido visionadas enquanto jovens, evidenciam alguns elementos químicos mais pesados do que os que se encontram no Sol. E esses elementos são, por regra, produzidos depois de diversas gerações de vida e de morte das estrelas.

Os astrónomos alteraram, assim, algumas ideias pré-concebidas, sobretudo no que diz respeito à evolução química do Universo, afinal, “mais maduro do que o esperado”, revela a investigadora Sandra Savaglio.

Estas galáxias – que aparentam estar a atravessar um processo de fusão – poderão ser novamente observadas. Esse é o desejo dos astrónomos, que esperam ter equipamentos mais capazes para aprofundarem o conhecimento e retirarem conclusões mais precisas.

Em destaque

Subir