Tecnologia

Portugal na linha da frente em participações no GT Academy 2012

gt_academy_1Portugal alcançou mais de 38 mil participações de jovens que procuram alcançar o sonho e afirma-se como primeiro país da Europa em proporção do número de habitantes.

A fase de qualificação online da GT Academy encerrou com mais de 830 mil participantes europeus a fazerem download da demo de qualificação online. Portugal alcançou mais de 38 mil participações, sendo o sétimo país europeu com mais participações e o primeiro, se tiver em conta o rácio com número de habitantes.

A demo, baseada no popular jogo Gran Turismo®5 para a PlayStation 3, obteve a esperançosa participação de pilotos de 14 países, com os jogadores a completarem uma série de desafios de condução. A demo de qualificação utilizou diferentes automóveis virtuais da Nissan, numa grande variedade de circuitos, antes de culminar no desafio de uma volta ‘ao volante’ do Nissan 370Z numa nova versão virtual do circuito ‘Twin Ring Motegi’.

Para a Final Nacional portuguesa juntar-se-ão aos 16 finalistas já apurados online mais 16 pilotos que serão selecionados num ‘Evento ao Vivo’ único e que terá lugar no dia 12 de julho, em Lisboa, no Game On.

Os 32 apurados estarão na Final Nacional que se vai realizar a 13 e 14 de julho, no Autódromo do Estoril.

A GT Academy é uma iniciativa criada pela Nissan e pela PlayStation. No seu quarto ano de existência, a GT Academy foi expandida para incluir competições separadas para a Europa (Reino Unido e Irlanda, França, Itália, Espanha, Portugal, Benelux, Áustria, Suíça e Polónia), Alemanha, EUA e Rússia.

Os pilotos mais rápidos de cada país serão convidados a participar nas Finais Nacionais antes de se deslocarem para a competição final do Race Camp, no famoso circuito de Silverstone, em agosto.

No seguimento da expansão do programa GT Academy, em 2012, quatro Race Camps estarão em disputa em Silverstone, para os vencedores das séries Europa, EUA, Alemanha e Rússia.

Posteriormente, os quatro vencedores serão submetidos a um intenso e abrangente Programa de Desenvolvimento de Pilotos como preparação para a obtenção da licença de corrida internacional que lhes permitirá disputar as 24 Horas do Dubai – que terá lugar em janeiro de 2013 – aos comandos de um Nissan 370 Z GT4 de competição.

Este é um programa inovador e abrangente que pretende tornar o desporto automóvel, normalmente difícil e dispendioso, mais acessível para os milhões de talentosos fãs da PlayStation e do simulador de condução em todo o mundo.

Os três anteriores campeões do GT Academy na Europa competem atualmente com um Nissan em campeonatos automóveis de nível internacional, e são a prova viva do quanto esta competição pode mudar a vida dos seus participantes.

Lucas Ordoñez (Espanha, campeão da GT Academy em 2008/2009) e Jordan Tresson (França, campeão de 2010), competiram na corrida de 24 horas em Le Mans num protótipo com motorização da Nissan no início deste mês. Enquanto isso, Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011), ganhou uma corrida do Campeonato britânico com o Nissan GT-R Nismo GT3 da equipa GT Academy RJN em Brands Hatch, na semana passada, no âmbito do Campeonato Europeu Blancpain de Resistência.
gt_academy_1_big

Em destaque

Subir