Tecnologia

Portugal foi buscar um quarto da energia consumida às fontes renováveis

eletricidadeO relatório do consumo de energias renováveis na União Europeia foi, em 2010, muito positivo para Portugal. O país é o quinto maior produtor de entre os 27 e, da energia consumida nesse ano, quase um quarto – 24,6 por cento – teve origem em fontes renováveis.

Quase um quarto da energia consumida em Portugal no ano de 2010 foi produzida por fontes renováveis, segundo o relatório hoje divulgado pelo Eurostat. O gabinete de estatísticas da União Europeia coloca o país como o quinto maior produtor/consumidor de energia a partir de fontes renováveis de entre os 27, sendo esta responsável por 24,6 por cento do consumo final nesse ano.

Com este valor, Portugal supera já a meta estabelecida para 2020, quando todos os países da União Europeia terão de produzir, no mínimo, 20 por cento da energia consumida com base em fontes renováveis. Como cada país-membro pode propor-se um limite superior, Portugal definiu que, em 2020, a energia renovável terá de ser responsável por 31 por cento do consumo final.

A produção nacional ficou bem acima da média europeia, que foi de 12,4 por cento. Segundo o Eurostat, registou-se uma evolução comparativamente a 2009, quando o peso das renováveis foi de 11,7 por cento. Já em Portugal, o valor (24,6%) manteve-se dum ano para o outro, colocando o país como o quinto com maior percentagem de energias renováveis nos consumos totais, numa lista liderada por Suécia (47,9) e seguida por Letónia (32,6%), Finlândia (32,2%) e Áustria (30,1%).

Ao invés, as percentagens mais baixas foram registadas em Malta (0,4%), Luxemburgo (2,8%), Reino Unido (3,2%) e Holanda (3,8%). Não obstante, todos os membros da União aumentaram a percentagem de renováveis nos consumos totais.

Em destaque

Subir