Nas Notícias

Portugal entre os países da Europa que menos apoios concedem às famílias com filhos

familia filhofamíliaPortugal está entre os países da Europa que menos apoios concedem às famílias com filhos, sendo apenas superado pela Polónia, que lidera esta classificação negra. Um estudo da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), divulgado pela Lusa, avaliou as políticas públicas de ajuda às famílias, em 14 países europeus.

De acordo com um estudo realizado pela APFN, que analisou a realidade de 14 países da Europa, o estado polaco é o que menor despesa pública tem com o apoio às famílias, sendo que Portugal surge logo no segundo lugar.

Esta pesquisa – que avaliou a evolução demográfica e também as políticas de suporte familiar – coloca assim Portugal entre os países com menos incentivos à natalidade e onde as famílias numerosas enfrentam mais dificuldade.

Entre os fatores que permitiram estabelecer uma classificação estão a despesa pública de apoio a famílias, as medidas de correção fiscal, os equipamentos disponibilizados, serviços prestados e outros apoios.

Os países avaliados por aquela associação foram a Áustria, Chipre, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suécia.

Em destaque

Subir