Nas Notícias

Portugueses entre os que menos confiam nos políticos, partidos e Estado

ar2Cenário de crise económica está a provocar aumento de desconfiança nos políticos, revela a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no relatório Government at a Glance [Um Olhar sobre o Governo]. Portugal é um dos países da OCDE onde a confiança nos políticos, nos partidos e no Estado mais caiu, desde 2007.

A classe política está a pagar uma fatura com a crise, assim como os órgãos dos Estados da OCDE. Segundo esta organização, a confiança das pessoas nos seus Governos, nos partidos e nas entidades públicas está a decrescer.

O relatório ‘Government at a Glance’ [‘Um Olhar sobre o Governo’], apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, revela que a maioria dos países desenvolvidos enfrentam esta perda de confiança por parte dos cidadãos, num fenómeno que se agrava desde 2007.

Portugal é um dos países da OCDE onde a confiança mais caiu, desde aquele ano. De acordo com os técnicos que realizaram o estudo, os governos devem analisar este fenómeno com muito cuidado, sob pena de se criarem focos de agitação social que ultrapassem os limites do bom senso.

Numa análise a Portugal, verifica-se que, no ano passado, apenas 20 por cento dos portugueses afirmavam que mantinham confiança no Governo e nos políticos. Em 2007, esse valor era bem superior: 40 pontos percentuais.

De acordo com a OCDE, esta perda de confiança resulta do agravamento económico e ao cenário de instabilidade, que leva à adoção de medidas que não foram apresentadas em programas de governação.

Por outro lado, os cidadãos revelam cansaço pelo facto de serem submetidos a esforços – em Portugal, patentes na perda de rendimentos, nos últimos anos – sem que se verifiquem sinais positivos da economia.

Em destaque

Subir