Em ‘apenas’ 4000 milhões de anos, Marte passou de um planeta azul, como a Terra, para a forma atual: o “planeta vermelho”. Em quase dois minutos, um vídeo ontem publicado pela NASA recria a transformação de Marte.
Marte já foi “essa bela localidade”: há ‘apenas’ uns 4000 milhões de anos, o planeta tinha água à superfície, podendo mesmo ser considerado azul, como a Terra. Agora, é o deserto inóspito que lhe valeu a alcunha de “planeta vermelho”.
A descrição é da agência espacial dos EUA, a NASA, que ontem publicou um vídeo com uma recriação da evolução do planeta. Em cerca de dois minutos, o filme mostra como uma Marte com água e atmosfera densa deu lugar a um terreno desértico e uma atmosfera rarefeita.
A animação foi baseada nas teorias mais recentes sobre a forma como Marte evoluiu desde há 4000 milhões de anos. De acordo com o resumo do vídeo, publicado no separador do ‘Goddard Space Flight Center’, a existência de água não é suficiente para deduzir que Marte tenha tido vida, pelo que não é recriada qualquer vegetação ou fauna.
https://www.youtube.com/watch?v=JZ7iJeEA044